Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A Desumana Inquisição

A IGREJA CAÍDA TORNOU-SE tão abertamente corrupta na Idade Média, que podemos prontamente entender porque, em muitos lugares, os homens se levantaram em protesto. Muitos foram aquelas almas nobres que rejeitaram as falsas reivindicações do papa, e em lugar disto olharam para o Senhor Jesus para terem salvação e verdade. Estes foram chamados "hereges" e foram amargamente perseguidos pela Igreja Católica Romana.

Um dos documentos que ordenaram tais perseguições foi o desumano "Ad exstirpanda", emitido pelo Papa Inocêncio IV em 1252. Este documento afirmava que os hereges deveriam ser "esmagados como serpentes venenosas". Ele formalmente aprovou o uso da tortura. As autoridades civis foram ordenadas a queimar os hereges. "A antes mencionada Bula "Ad exstirpanda" permaneceu dai em diante como um documento fundamental da Inquisição, renovado ou reforçado por vários papas tais como, Alexandre IV (1254-61), Clemente IV (1265-68), Nicolau IV (1288-92) Bonifácio-VIII (129-1303), e outros. As autoridades civis, portanto, eram ordenadas pelos papas, sob pena de excomunhão a executarem as sentenças legais que condenavam os hereges impenitentes ao poste. Deve-se notar que a excomunhão em si mesma não era uma coisa simples pois, se a pessoa excomungada não se livrasse da excomunhão dentro de um ano, passava a ser considerada herética, e incorria em todas as penalidades que afetavam a heresia."

Os homens ponderavam muito naqueles dias em como poderiam inventar métodos que produziriam a maior tortura e dor. Um dos métodos mais populares era o uso da manjedoura, uma longa caixa na qual o acusado era amarrado pelas mãos e pelos pés, de costas, e era esticado por cordas e sarilhos. Este processo deslocava as juntas e causava grande sofrimento.

Grandes torqueses eram usadas para arrancar as unhas ou aplicavam ferros aquecidos ao rubro a partes sensíveis do corpo. Eram rolados sobre superfícies cheias de laminas afiadas. Havia o parafuso de polegares para desarticular os dedos e "Botas Espanholas" que eram usadas para esmagar as pernas e os pés. A "virgem de ferro" era um instrumento oco com o tamanho e a forma de uma mulher. Facas eram arrumadas de.tal maneira e sob tal pressão que o acusado era lacerado em seu abraco mortal. Este instrumento de tortura era benzido com "água benta" e inscrito com as palavras latinas que significavam "Gloria seja dada somente a Deus."

As vitimas apos serem rasgadas suas roupas tinham seus braços amarrados atrás das costas com uma corda dura. Pesos eram amarrados em seus pés. A ação de uma roldana suspendia-os no ar ou deixava-os cair e levantava-os novamente com violência, deslocando as juntas do corpo. Enquanto tal tortura estava sendo empregada, sacerdotes sustentando crucifixos tentavam levar os hereges a retratação.

A História do Mundo de Ridpath inclue uma ilustracao do trabalho da Inquisição na Holanda. Vinte e um protestantes estão pendurados da arvore. Um homem em uma escada esta quase sendo enforcado e abaixo dele esta um padre segurando um crucifixo.

"No ano de 1554, Francis Gamba, um lombardo, da "persuasão protestante", foi apreendido e condenado a morte pela sentença de Milão. No local da execução, um monge apresentou um crucifixo a ele, para quem Gamba disse, "Minha mente esta tao cheia dos verdadeiros méritos e da verdadeira bondade de Cristo que não quero um pedaço de pau sem sentido para fazer-me pensar Nele" Por causa dessa expressão sua língua foi arrancada e ele foi em seguida queimado".

Alguns que rejeitaram os ensinamentos da igreja romana tiveram chumbo derretido derramado dentro dos ouvidos e bocas. Olhos foram arrancados e outros foram cruelmente acoitados com chicotes. Alguns foram forcados a pular de abismos para cima de paus a pique onde, estremecendo com dores, morriam lentamente. Outros eram sufocados ate a morte, engolindo pedaços retalhados dos seus próprios corpos, engolindo urina, ou excremento. A noite, as vitimas da Inquisição eram acorrentadas bem pregadas ao solo ou a parede onde eram presas indefesas de ratos e vermes que enchiam aquelas sangrentas câmaras de tortura.

A intolerância religiosa que incitou a Inquisição causou guerras que envolveram cidades inteiras. Em 1209 a cidade de Beziers foi tomada por homens que tinham recebido a promessa do papa que entrando na cruzada contra os hereges, eles ao morrerem passariam direto, desviando-se do purgatório e entrariam imediatamente no céu. Reporta-se que sessenta mil, nesta cidade, pereceram pela espada enquanto o sangue fluía nas ruas. Em Lavaur, em 1211 o governador foi enforcado e a esposa foi lancada dentro de um poco e esmagada com pedras. Quatrocentas pessoas nesta cidade foram queimadas vivas. Os cruzados assistiram a missa solene pela manha, em seguida passaram a tomar outras cidades da área. Neste cerco estima-se que 100.000 albigenses (protestantes) caíram em um só dia. Seus corpos foram amontoados juntos e em seguida foram queimados.

No massacre de Merindol, quinhentas mulheres foram trancadas em um celeiro ao qual atearam fogo. Se qualquer uma pulasse das janelas, seria recebida na ponta das lanças. Mulheres foram ostensiva e dolorosamente violentadas. Crianças foram assassinadas diante de seus pais que estavam impotentes para protege-las. Algumas pessoas eram lancadas de abismos ou arrancavam suas roupas e arrastavam-nas pelas ruas. Métodos semelhantes foram usados no massacre de Orange em 1562. O exercito italiano foi enviado pelo papa Pio IV e recebeu a ordem de matar homens, mulheres e crianças. O comando foi obedecido com terrível crueldade, sendo o povo exposto a vergonha e tortura indescritíveis.

Dez mil huguenotes (protestantes) foram mortos no sangrento massacre em Paris no "Dia de São Bartolomeu", em 1572. O rei francês foi a missa para agradecer solenemente o fato de tantos hereges terem sido mortos. A corte papal recebeu as novas com grande regozijo e o papa Gregório XIII, com grande procissão, foi a Igreja de São Luís para agradecer! Ele ordenou que a casa da moeda papal fizesse moedas comemorando este acontecimento. As moedas mostraram um anjo com a espada numa mão e uma cruz na outras diante de quem um grupo de huguenotes, com horror nas faces, estavam fugindo. As palavras Ugonottorum Stranges 1572, que significam "A matança dos Huguenotes, 1572" aparecem nas moedas.

Uma ilustração do livro Ridpath's History of the World, conforme e vista da pagina seguinte, mostra a obra da Inquisição na Holanda. Um protestante esta pendurado pelos pés em um tronco. O fogo esta aquecendo um ferro de marcar para marca-lo e cegar seus olhos.

Alguns dos papas que hoje são aclamados como "grandes" pela igreja romanista viveram e prosperaram materialmente durante aqueles dias. Por que eles não abriram as portas dos subterrâneos e apagaram os fogos assassinos que escureceram os céus da Europa durante séculos? Se a venda de indulgências, ou pessoas adorando estatuas como ídolos, ou papas vivendo em imoralidade pode ser explicado como "abusos" ou desculpados porque estas coisas eram feitas contrarias as leis oficiais da igreja, o que pode ser dito a respeito da Inquisição? Ela não pode ser explicada muito facilmente, pois embora algumas vezes a tortura fosse levada a efeito alem do que realmente era prescrito, o fato permanece que a inquisição foi ordenada por secreto papal e confirmada por papa apos papa! Pode alguém acreditar que tais ações foram representativas Dele que disse para dar o outro lado da face, perdoar nossos inimigos, e fazer bem aqueles que nos desprezam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...