Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Dominadores Sobre A Herança De Deus

OS HOMENS DE MAIS ALTO ESCALÃO da Igreja Católica Romana, os mais aproximados do papa, são um grupo de "cardeais". A Bíblia diz que Cristo colocou apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres em sua Igreja (Ef. 4:11). Porem, jamais encontramos qualquer indicação que ele ordenou um grupo de cardeais. Ao contrario, os cardeais originais eram um grupo de sacerdotes lideres na antiga religião paga de Roma - muito antes da Era Crista. Um livrete publicado pelos Cavaleiros de Colombo, Esta e a Igreja Católica, explica: "Nos tempos antigos os cardeais eram o clero que chefiava em Roma - a palavra e derivada da palavra latina cardo "pivô", e referia-se, assim, aqueles que eram os membros pivôs do clero"~

Mas, por que estes padres da Roma antiga estavam ligados com a palavra "pivô"? Eles eram, evidentemente, os sacerdotes de Janus, o deus pagão das portas e dos "gonzos"! (Que e outro significado da palavra cardo. - NT.) Referiam-se a Janus como o "deus dos princípios" - assim sendo, Janeiro, o més que inicia o calendário romano, vem do seu nome. Como deus das portas, ele era o seu protetor. Ate mesmo hoje, o guarda das portas e chamado de janitor, uma palavra que deriva do nome de Janus!

Janus era conhecido como "o abridor e fechador" 2 Já que ele era adorado assim na Asia Menor, podemos melhor entender as palavras de Jesus a igreja em Filadélfia: "Estas coisas diz aquele que e santo, aquele que e verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, aquele que abre e ninguém fecha: e fecha e ninguém abre... Tenho colocado diante de ti uma porta aberta" (Ap. 3:7,8). O deus pagão Janus era uma fraude; Jesus e o verdadeiro abridor e fechador!

"O colégio dos Cardeais, com o papa como seu cabeça", escreve Hislop, "simplesmente a réplica do colégio pagão de Pontífices, com seu Pontífice Máximo, ou Soberano Pontífice, que e conhecido como tendo sido feito no modelo do grande original Concilio de Pontífices em Babilônia!3" Quando o paganismo e o cristianismo se misturaram, os cardeais, sacerdotes dos gonzos, que haviam servido na Roma paga, eventualmente encontraram um lugar na Roma papal.

Os paramentos usados pelos cardeais da Igreja Católica são vermelhos. Pássaros cardeais, flores cardeais e sacerdotes cardeais, estão todos ligados pela cor vermelha. A Bíblia menciona certos príncipes da Babilônia que se vestiam com paramentos vermelhos: "...homens pintados na parede, imagens dos caldeus, pintadas de vermelho; com os seus lombos cingidos, e com tingidas tiaras largas nas suas cabeças, todos com o parecer de capitães, semelhantes aos filhos de Babilônia em Caldeia" (Ezequiel 23:14,15). A meretriz simbolizando a religião babilônica estava vestida com purpura e escarlata (vermelhos) (Ap. 17:4). Desde os tempos antigos, a cor vermelha ou escarlata tem sido associada com o pecado. Isaías, em seus dias, disse: "Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a la" (Isaías 1:18). O adultério e algumas vezes citado como o pecado escarlata. A cor vermelha esta associada com a prostituicao, como na expressão "distrito da luz vermelha".

Em vista destas coisas, não parece injusto questionar porque o vermelho seria usado para os paramentos dos homens de mais alto grau na igreja romanista. Não estamos dizendo que e errado usar vermelho, embora perguntamos: Não parece um curioso costume para cardeais? Devemos supor que tais paramentos eram usados pelos apóstolos? Ou e mais certo pensarmos que os paramentos vermelhos dos cardeais foram copiados daqueles usados pelos sacerdotes da Roma paga?

Os sacerdotes dos gonzos nos dias pagãos eram conhecidos como os "flamens". A palavra e tomada de flare significando alguem que sopra ou acende o fogo sagrado. Eles eram os guardiães do fogo sagrado que abanavam com o mistico abano de Baco. Como a cor do fogo que acendiam, seus paramentos eram da cor das chamas- vermelhos. Eles eram servos do sumo pontífice nos dias pagãos e os cardeais de hoje são os servos do papa que também reclama o título de Pontífice máximo. Os flamens eram divididos em três distintos grupos e assim também o são os cardeais - Cardeais-bispos, Cardeais-sacerdotes, e Cardeais-diáconos.

Os próximos em autoridade abaixo do papa e dos cardeais são os bispos da Igreja Católica. Diferentemente dos títulos "papa" e "cardeal", a Bíblia realmente menciona bispos. Como a palavra "santos", contudo, a palavra "bispo" tem sido comumente mal interpretada. Muitos pensam em um bispo como um ministro de ordem superior, tendo autoridade sobre um grupo de outros ministros e igrejas. Esta ideia reflete-se na palavra "catedral", que vem de cathedra que significa "trono" Uma catedral, diferentemente de outras igrejas, e aquela na qual o trono do bispo esta localizado.

Mas voltando-nos para a Bíblia, todos os ministros são chamados bispos - não apenas os ministros de certas cidades. Paulo instruiu Tito a "ordenar anciãos em todas as cidades" (Tito. 1:5), e em seguida continuou a falar desses anciãos como bispos (versículo 7). Quando Paulo instruiu os anciãos de Éfeso, ele disse: "Olhai pois por vos, e por todo o rebanho sobre quem o Espirito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes (pastoreardes) a igreja de Deus" (Atos 20:17,28). Estes ministros foram citados como anciãos, bispos, supervisores, e pastores - todas as expressões referindo-se exatamente ao mesmo oficio. Muito claramente, um bispo - nas Escrituras - não era um ministro de uma grande cidade que se sentava em um trono e exercia autoridade sobre um grupo de outros ministros. Cada igreja tinha seus anciãos e estes anciãos eram bispos! Isto foi entendido por Martinho Lutero. "Mas, a respeito dos bispos que ora temos", ele observou, "destes as Escrituras nada sabem; eles foram instituídos...de modo que um possa dominar sobre muitos ministros."

Mesmo antes do Novo Testamento ser completado, foi necessário dar avisos a respeito da doutrina dos nicolaítas (Apoc. 2:6). De acordo com Scofield, a palavra "Nicolaítas" vem de nikao "conquistar", e laos, "laicato", a qual, se estiver correta, "refere-se a forma mais primitiva da noção de uma ordem sacerdotal, ou "clero" que mais tarde dividiu uma fraternidade igual (Mt. 23:8), em "sacerdotes" e 'leigos' " ~

A palavra "sacerdote" em um sentido muito real pertence a todo cristão, crente - não somente a lideres eclesiasticos. Pedro instruiu os ministros a não serem "dominadores sobre a herança de Deus" (I Pedro 5:1-3). A palavra traduzida "herança" e kleeron e significa "clero"! Como o The Mathew Henry Commentary explica, todos os filhos de Deus recebem o "título de herança de Deus ou clero... a palavra jamais se restringe no Novo Testamento aos ministros de religião somente"

Ao se rejeitar uma divisão artificial entre "clero" e "laicato", não estamos falando que os ministros não devem receber respeito apropriado e honra, "especialmente aqueles que trabalham na palavra" (I Tim. 5:17). Mas, por causa desta divisão, muito freqüentemente as pessoas de uma congregação tem a tendencia de colocar · toda a responsabilidade do trabalho de Deus sobre o ministro. Realmente Deus tem um ministério para todo o seu povo. Não estamos dizendo com isto que todos tem um ministério de púlpito! - mas ate mesmo dar um copo de agua fria não fica sem proposito nem recompensa (Mat. 10:42). Seria bom cada um de nos orar: "Senhor, que queres que eu faca?" (Atos 9:6). No Novo Testamento, o pleno trabalho de uma igreja não era colocado sobre um individuo. As igrejas eram comumente pastoreadas por uma pluralidade de anciãos, como o mostram numerosos textos bíblicos. "Eles ordenaram presbíteros (plural) em cada igreja" (Atos 14:19-23) e em "cada cidade" (Tito 1:5). Expressões tais como "os presbíteros (plural) da igreja': são comumente usadas (Atos 20:17; Tiago 5:14).

Todos que são lavados dos seus pecados pelo sangue de Cristo, são "sacerdotes para Deus" e são "um sacerdócio real" (Apoc. 1:6; I Pedro 2:9). O sacerdócio de todos os crentes e claramente a posição do Novo Testamento. Mas como os homens se exaltaram a si mesmos como "dominadores sobre a herança de Deus", as pessoas foram ensinadas que precisavam de um sacerdote a quem podiam contar seus pecados, um sacerdote deveria aspergi-las, um sacerdote deveria dar-lhes os últimos ritos, um sacerdote deveria dizer missas para elas, etc. Elas foram ensinadas a depender de um sacerdote humano, enquanto o verdadeiro sumo-sacerdote, o Senhor Jesus, era obscurecido a vista delas por uma nuvem escura de tradicoes feitas pelo homem.

Diferentes de Eliu que não queria "usar de lisonjas para com o homem" (no original, "dar títulos lisonjeiros" - NT), aqueles que se exaltaram a si mesmos como "senhores" sobre o povo começaram a tomar para si mesmos títulos que eram não escrituristicos, e - em alguns casos - títulos que deveriam pertencer somente a Deus! Como um aviso contra esta pratica, Jesus disse: "A ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só e o vosso Pai, o qual esta nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só e o vosso Mestre, que e o Cristo. Porem o maior dentre vos sera vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar sera humilhado; e o que a si mesmo se humilhar sera exaltado" (Mateus 23:9-12.)

E difícil entender como uma igreja que reclama ter Cristo como seu fundador - depois de uns poucos seculos - começou a usar os mesmos títulos que ele disse para NÃO usar! Não obstante, o bispo de Roma começou a ser chamado pelo título de "papa" que e somente uma variação da palavra "papai". Os sacerdotes do Catolicismo são chamados de "padres". (Que significa "pais" em Latim. - NT) Devemos lembrar-nos que uma das principais correntes dos "Mistérios" que vieram a Roma nos dias primitivos foi o Mitraísmo. Neste religião, aqueles que presidiam sobre as cerimonias sagradas eram chamados de"pais"?. Um artigo sobre o Mitraísmo na The Catholic Encyclopedia, diz: "Os pais (usado aqui como um título religioso~ dirigiam a adoração. O chefe dos pais, um tipo de papa, que sempre vivia em Roma, era chamado 'Pater Patrum' " 8 Agora, se os pagãos em Roma chamavam seus sacerdotes pelo título de "pai", e se Cristo disse para não chamar qualquer homem de "pai", de que fonte surgiu o costume católico-romano de chamar um sacerdote por este titulo - de Cristo ou do paganismo?

Ate mesmo a Bíblia da um exemplo de um sacerdote pagão sendo chamado de "pai". Um homem pelo nome de Mica disse a um jovem Levita, "Fica comigo e se-me por pai e sacerdote" (Juizes 17:10). Mica era um homem crescido que tinha um filho; o Levita era "um jovem". O título ~'pai" era obviamente usado em um sentido religioso, como uma designação sacerdotal. Mica queria que ele fosse um pai-sacerdote em sua "casa de deuses". Isto era um tipo do Catolicismo, pois enquanto o jovem sacerdote dizia falar a palavra do "SENHOR" (Juizes 18:6); a adoração estava claramente misturada com ídolos e com o paganismo.

A Igreja Católica Romana usa o título "Monsenhor", que significa "Meu Senhor" E de alguma maneira um título geral, explica a The Catholic Encyclopedia, e pode apropriadamente ser usado dirigindo-se a vários dos mais altos lideres da igreja. "Em lugar de se dirigir aos patriarcas como "Vossa Beatitude", aos arcebispos como "Vossa Graça", aos bispos como "Meu Lorde", aos abades como "Gracioso Senhor", a pessoa pode sem qualquer quebra de etiqueta saudá-los a todos igualmente como Monsenher." Um dos significados de "arce" e mestre. Usando títulos tais como arcebispo, arquidiacono, e como dizer mestre-sacerdote, etc O superior da ordem dos dominicanos e chamado "mestre geral". Necessitamos somente citar novamente as palavras de Cristo que estão em contraste com tais títulos: "De ninguém sereis chamados mestres: pois um só e vosso mestre, Cristo"

Ate mesmo o título "Reverendo", biblicamente falando, e aplicado somente a Deus. Ele aparece uma vez na Bíblia: "Santo e reverendo e seu nome" (Salmo 111:9). A palavra "reverendo" vem do Latim revere e foi aplicado ao clero inglês como um título de respeito durante o seculo quinze. Variações deste título são estes: O Reverendo, O Mais Reverendo, O Muito Reverendo,.e de Perfeito Reverendo.

Quando Jesus falou contra títulos lisonjeiros, o pensamento básico era que devia haver humildade e igualdade entre seus discípulos. Não deveríamos nos. então, rejeitar a suposta autoridade daqueles altos oficios nos quais os homens buscam fazer de si mesmos "dominadores sobre a herança de Deus"? E em lugar de homens receberem a gloria, não deveria toda gloria ser dada a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...