Pesquisar este blog

sábado, 28 de janeiro de 2012

Fraude Religiosa

A VENDA DE RELÍQUIAS, oficios da igreja, e indulgências, tornou-se um grande negocio dentro da igreja da Idade Media. O papa Bonifácio VIII declarou um jubileu para o ano 1300 e ofereceu indulgências liberais para aqueles que fizessem uma peregrinação ate a Basílica de São Pedro. Calcula-se que 2 milhões de pessoas foram la aquele ano e depositaram tal tesouro diante do suposto tumulo de Sao Pedro que dois padres com rodos nas mãos ficavam dia e noite ocupados, recolhendo o dinheiro. A maior parte deste dinheiro foi usado pelo papa para enriquecer seus próprios parentes”os Gaetani”que compraram numerosos castelos e esplendidos terrenos no Lácio. Isto foi algo que trouxe forte ressentimento para o povo de Roma.

Desde os dias de Constantino, a igreja romana havia aumentado em riquezas rapidamente. Na Idade Media, a igreja possuía cidades inteiras e vastas porcões de terra. Aqueles que viviam nos países católicos eram exigidos que pagassem impostos para a igreja. Isto não significava dar de coracao mas eram taxas pagas "por causa da necessidade" um principio que fora oposto pelo apostolo Paulo (II Cor. 9: 7). Naqueles dias, poucas pessoas sabiam escrever, de modo que os padres eram freqüentemente envolvidos em testamentos. Em 1170 o papa Alexandre III decretou que ninguém podia fazer um testamento a não ser na presença de um padre! Qualquer tabelião secular que preparasse um testamento (exceto sob estas circunstancias) tinha que ser excomungado! Frequentemente um padre era a ultima pessoa a estar com um homem que morria, pois deveria dar os últimos ritos, a Extrema Uncao. Com tais arranjos, podemos estar certos que a igreja romanista era bem lembrada no testamento.

Outra fonte de dinheiro era a venda de indulgências. A The Catholic Encyclopedia explica que pecados cometidos depois do batismo (que para um católico e usualmente na infância!) podem ser perdoados através do sacramento de penitencia, "mas ainda permanece a puni,cao temporal exigida pela justiça Divina, e esta exigência deve ser atendida nesta vida ou no mundo vindouro, ou seja no Purgat~rio. Uma indulgência oferece ao penitente pecador os meios de pagar esta divida durante esta vida na terra"3 Muitos tem tido somente uma ideia geral do que implica a palavra indulgência.

Outra coisa que não e bem conhecida a respeito das indulgências, de acordo com a crença católica, e a base sobre a qual tais indulgências são concedidas. De acordo com a The Catholic Encyclopedia, a base ou fonte para as indulgências e o "Tesouro" Isto inclui a obra infinita e redentora de Cristo que e a propiciacao pelos pecados (I João 2:2), "alem disto"”observe a palavra!” "existem as satisfatorias obras da Bendita Virgem Maria não diminuídas por qualquer penalidade devida ao pecado, e as virtudes, penitencias, e sofrimentos dos santos excedendo em muito qualquer punicao temporal em que estes servos de Deus pudessem incorrer" Por causa das obras que estes em realizado, existe um suprimento extra ou tesouro de méritos, méritos que fizeram possível as indulgências serem compartilhadas com outros da igreja que nao tem sido tao santos! Tal foi a doutrina dogmaticamente estabelecida na Bula "Unigenito" de Clemente VI em 1343. "De acordo com a doutrina católica, portanto, a fonte das indulgências e constituída pelos méritos de Cristo e dos santos."4

Mas se Cristo e "a propiciacao pelos nossos pecados" e seu sangue "nos purifica de todo pecado" (I Joao 1:7; 2:2), por quais meios podem os méritos de Maria e outros santos possivelmente adicionar algo a isto? O que Maria e os outros santos fize-am nada pode acrescen tar a obra consu mad a de Cristo no Cal var io. Para nos . tal lenga-lenga nao fornece qualquer apoio para a doutrina das indulgências, mas a identi fica , antes, como uma fabri cacao do ho mem.

Sem um fundamento escrituristico apropriado, não e pouco admirável que a ideia das indulgências conduzisse a muitos abusos. Uma vez que a concessão de indulgências estava comumente ligada a dinheiro, a The Catholic F:ncyclopedia faz afirmacoes como esta:"A pratica foi liberada com grave perigo, e em breve tornou se uma frutífera fonte do mal...um meio de conseguir dinheiro... indulgências eram empregadas por eclesiasticos mercenários como meio de ganho pecuniário... abusos se espalharam"!5

Um dos abusos era que alguns que vendiam indulgências para pecadores, eram eles mesmos mais pecadores do que os outros. Em torno de 1450, Thomas Gascoigne, Chanceler da Universidade de Oxford, queixou-se que os vendedores de indulgência que vagueavam pela terra, algumas vezes davam uma carta de perdão pelo pagamento de dois centavos, ou por um copo de cerveja, pelo aluguel de uma prostituta, ou por amor carnal.

No tempo de Martinho Lutero, por causa da constru^sao da Basílica de São Pedro, um esforco especial foi feito pelo papa, para levantar dinheiro através da concessão de indulgências. John Tetzel, conhecido como homem de ma conduta, mas que era habilidoso na arte de levantar fundos, foi indicado para vender indulgências na Alemanha. O relato seguinte e dado como uma descricao de Tetzel, por testemunha ocular, ao entrar em uma cldade alema. "Quando o vendedor de indulgencias aproximou-se da cidade, a Bula (o documento oficial do papa) vinha conduzida antes dele ornamentada de veludo e ouro, e todos os padres e monges, o conselho da cidade, os professores e seus alunos, e todos os homens e mulheres saíram para se encontrarem com ele com bandeiras e velas e cancões, formando uma grande procissão; em seguida com sinos e orgaos tocando, e!ss o acompanharam ate a igreja principal; uma cruz foi colocada no meio da igreja e a bandeira do papa foi desfraldada; resumindo, alguem poderia pensar que estavam recebendo o proprio Deus. Diante da cruz foi colocado um grande cofre de ouro para receber o dinheiro e em seguida o povo era induzido de varias maneiras a comprar indulgências"

Diz-se que Tetzel levava consigo um quadro do diabo atormentando as almas no purgatorio e que repetia frequentemente as palavras que apareciam na caixa de dinheiro: Sobald der pfenning im kasten klingt, kie seel" aus dem Fegfeuer springt, que traduzido livremente, significa, "Assim que o dinheiro no cofre cai, a alma atribulada do purgatorio sai" Os ricos davam grandes doacoes, enquanto os pobres camponeses sacrificavam o que podiam a fim de ajudarem seus queridos no purgatorio, ou para obter perdao de seus proprios pecados.

Nas universidades medievais, aqueles que desejavam advogar certas opinioes, publicamente afixavam essas "teses"”afirmacoes de suas ideias”e convidavam a discussão sobre esses pontos. Segundo este costume, Martinho Lutero afixou suas famosas Noventa e Cinco Teses a porta da Catedral de Wittenberg, Alemanha. (Sua tese de numero 27 era contra a ideia que assim que o dinheiro penetrava na caixa da coleta, as almas escapavam do purgatório.) Não foi, contudo, na Catedral que Tetzel pregou. A pregacao de indulgencias não era permitida em Wittenberg. Mas, muitas das pessoas de Wittenberg tinham ido escutar Tetzel falar em Juterbog, uma cidadezinha próxima.

Lutero começou a falar contra a venda de indulgencias e, eventualmente, contra as indulgencias propriamente ditas. Ele foi denunciado em uma Bula do papa Leão X, por dizer, "As indulgencias sao uma fraude religiosa...as indulgencias nao livram aqueles que as ganham da penalidade devida ao pecado a vista da justiça divina"

O trabalho da Reforma fez um bom serviço ao expor os abusos de dar dinheiro a favor das almas no Purgatório. Hoje as pessoas não escutam que o dinheiro pode pagar pela libertação daquelas almas atormentadas. Não obstante, a doação do dinheiro e as orações pelos mortos andam lado a lado. Uma vez que os padres devem admitir que não tem uma maneira de saber quando as almas realmente passam do Purgatório para o Céu, jamais e possível o estabelecimento deste assunto. Sempre existe a possibilidade de que mais dinheiro deveria ser dado a favor dos amados que morreram. Jogar com o amor e as ternas memorias de pessoas mortas, para tirar dinheiro das massas e fazer longas oracoes, trazem a memoria aqueles sacerdotes judeus do tempo de Jesus que "devoravam as casas das viúvas e para o justificar faziam "longas orações" (Mt. 23: 14).

Uma Missa Solene pode ser muito cara, dependendo das flores, velas, e numero de padres que tomam parte na mesma. Ela e cantada em um alto tom de voz. (Originalmente e chamada de Missa Alta.”NT.) A Missa baixa, por outro lado, e muito menos cara”somente seis velas são usadas e e repetida em voz baixa. Os irlandeses tem um ditado, "Alto dinheiro, ALTA Missa; baixo dinheiro, BAIXA Missa; nenhum dinheiro, NENHUMA MISSA!"

Aqueles que morrem sem ninguém que pague missas em seu favor, são chamados "as almas esquecidas no Purgatório" Contudo, estes são lembrados em orações especiais no dia 2 de novembro, "O Dia de Todos os Santos" Se um católico temer que pode tornar se uma das "almas esquecidas", ele deve unir-se a Sociedade Purgatorial que foi estabelecida em 1856. Uma contribuicao cada ano para a sociedade assegurara a ele que, apos sua morte, orações serão ditas por sua alma. Durante a Segunda Guerra Mundial, o arcebispo de Winnipeg, em uma carta datada de 1° de março de 1944, avisou as mães católicas romanas a garantirem a salvação dos seus filhos do Purgatório pelo pagamento para ele de 40 dólares para rezas e missas a favor deles.

Direi isto aqui com bastante clareza, seja ele pagão, papal, protestante, ou pentecostal, nenhum papa, padre, ou pregador pode garantir a salvacao de qualquer pessoa, viva ou morta, na base de qualquer quantia de dinheiro dada para suas orações. A Bíblia diz que e difícil para um rico entrar no reino dos céus (Mat. 19:23,24). Mas, se o pagamento de dinheiro pudesse ajudar uma pessoa a escapar do Purgatório e ir para o Céu, justamente o inverso seria verdade. Em lugar de ser "difícil" para um rico entrar no céu, as riquezas seriam uma "ajuda".

A Bíblia diz, "Aqueles que confiam na sua fazenda, e se gloriam na multidão das suas riquezas, nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão ou dar a Deus o resgate dele" (Salmo 49: 6,7). Se o dinheiro não pode redimir um irmão que esta vivo, como poderia redimi-lo se estivesse morto? Não pode haver qualquer erro a respeito do que Pedro falou sobre o assunto. Ele claramente afirma que "não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados... mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (I Pedro 1:18.) Quando o antigo feiticeiro de Samaria ofereceu dinheiro para obter um dom de Deus, Pedro disse, "Ao inferno tu e teu dinheiro! Como ousaste pensar que com dinheiro comprarias o dom de Deus?" (Atos 8:20). Estas palavras são da tradução de J.B.Phillips, a qual ele acrescenta uma nota de rodapé: "Isto e exatamente o que significa o grego. E uma pena que seu verdadeiro significado seja obscurecido pela gíria moderna"

As ideias católico-romanas a respeito do Purgatório (e as oracoes para ajudar aqueles que estão no Purgatório) não foram os ensinamentos de Cristo e dos apóstolos. Tais coisas não foram ensinadas na igreja romanista em qualquer nível ate em torno do ano 600 quando o papa Cregorio o Grande reclamou um terceiro estado”um lugar para a purificacao das almas antes de sua entrada no céu "e não se tornou realmente um dogma, ate o Concílio de Florenca em 1459.

Durante o seculo doze, uma lenda foi espalhada que dizia que São Patrício havia encontrado a verdadeira entrada para o Purgatório. A fim de convencer alguns duvidosos, ele fez cavar um P°S° muito fundo na Irlanda, para dentro do qual desceram vários monges. Apos seu retorno, diz a lenda, eles descreveram 0 Purgatório e o Inferno com desencorajante entusiasmo. Em 1153, o cavaleiro irlandês Owen disse que também havia entrado através do poco para o mundo subterrâneo. Turistas vinham de longe e de perto para visitarem o local. Em seguida abusos financeiros desenvolveram-se e em 1497 o papa Alexandre Vl ordenou que fosse fechado por ser uma fraude. Três anos mais tarte, contudo, o papa Benedito IV pregou e publicou em Roma um sermão em favor do Purgatório de Patrício.

Cren^Sas a respeito de um purgatório circularam durante muito tempo. Platão, que viveu de 427 a 347 a.C., falou dos ensinadores órficos dos seus dias "que povoavam as portas dos ricos e tentavam persuadi-los que possuíam um poder de a seu comando, o qual tinham recebido do céu, e que os permitia através de sacrifícios e encantamentos... consertar quaisquer crimes cometidos pelo próprio individuo, ou por seus ancestrais... Seus mistérios nos iivram dos tormentos do outro mundo, enquanto a negligência deies e punida por um terrível juízo".

Existe uma descricao elaborada do sofrimento purgatorial nos escritos sagrados do Budismo. Tem havido tempos em que tantos budistas chineses vieram comprar rezas para a libertacao dos seus amados do purgatório que lojas especiais tiveram que ser montadas para este proposito. (Veja a ilustração.) Na religião de Zoroastro as almas tem que passar por doze estágios de purificacao antes de entrarem no céu. Os estoicos conceberam um estado intermediario de purificação e ilumina^Sao que chamavam de Empurosis, que era "um lugar de fogo"' de acordo com a doutrina mussulmana, os anjos Munnker e Nekier questionam aqueles que morrem a respeito de sua religião e seu profeta. Muitos desses vão para o purgatório, mas através de dinheiro dado a um sacerdote, pode ser providenciado um escape.

O conceito de dar dinheiro a favor dos mortos e muito antigo, um ponto que pode ser visto dentro da própria Bíblia. Aparentemente os israelitas foram expostos a esta crença, pois foram advertidos a não dar dinheiro "para algum morto" (Dt. 26:14). Apos apresentar detalhadas evidencias para sua conclusão, Hislop diz: "Em todo sistema, portanto, exceto o da Bíblia, a doutrina do purgatório apos a morte, e rezas pelos mortos, tem sempre ocupado um lugar".

12 bastante possível que os conceitos a respeito do purgatório e certas ideias ligadas com a adoracao a Moloque todos estão enraizados na mesma fonte. Parece que todas as nações, de uma maneira ou de outra entenderam que 0 fogo, era necessário para limpar o pecado. Os israelitas foram advertidos varias vezes para não fazerem "sua semente passar no fogo para Moloque" (Lv. 18:21; Jr. 32:35; 11 Reis 23:10). Moloque (que alguns identificam com Bel ou Nimrode) era adorado "com sacrifícios humanos, purificacoes...com mutilacao, votos de celibato e virgindade, e devocao do primogênito" Algumas vezes ele era representado como um ídolo horrível com fogo queimando por dentro, de modo que tudo 0 que era colocado em seus bracos era consumido. Na ilustracao, um sacerdote pagão tomou um bebe de sua mãe para ser oferecido a Moloque. Se os pais desistissem, era feito um alto barulho de tambores para esconder os gritos. A palavra para tambores e tophim de onde veio a palavra "Tophe, o local mencionado em versículo como no livro de Jeremias 7:31: "E edificaram os altos de Tofete... para queimarem no fogo a seus filhos e a suas filhas" Enquanto os tambores soavam, as bandas tocavam, e os sacerdotes cantavam, os sacrifícios humanos eram devorados nas chamas.

Que tristeza, pensar que por ritos tao cruéis, ou pelo pagamento de dinheiro, os homens pensam que podem pagar seus pecados. As boas novas são que 0 preço já foi pago”por Jesus Cristo! A Salvacao e pela graca”por um favor que jamais poderia ser merecido por dinheiro, obras humanas, ou sacrifícios. "Pois pela GRAÇA sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vos, e DOM de Deus: não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Ef. 2:8,9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...