Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Imoralidade Papal


EM ACRÉSCIMO A conclusiva evidencia que tem sido dada, o próprio caráter e a moral de muitos dos papas tenderia a identifica-los como sucessores dos sacerdotes pagãos, não de representantes de Cristo ou de Pedro. Alguns dos papas foram tao depravados e baixos em suas ações que ate mesmo pessoas que não professavam qualquer religião envergonharam-se deles. Pecados como adultério, sodomia, simonia, estupro, assassinato e embriagues estão entre aqueles que tem sido cometidos por papas. Ligar tais pecados com homens que tem reclamado ser o "Santo Padre", "Vigário de Cristo", e "Bispo dos bispos", poderá soar chocante, mas aqueles que estão ao par da historia do papado sabem muito bem que nem todos os papas foram homens santos.

O papa Sérgio III (904-911) obteve o oficio papal através de assassinato. Os anais da igreja de Roma contam sua vida de pecado ostensivo com Marozia que teve dele vários filhos ilegítimos. Ele foi descrito por Barônio como um "monstro" e por Gregorovio como um "criminoso aterrorizante". Diz um historiador: "Durante sete anos este homem...ocupou a cadeira de São Pedro, enquanto sua concubina e sua mãe, semelhantes a Semiramis, compartilhavam da corte com uma pompa e voluptuosidade que relembrava os piores dias do antigo império."

Esta mulher - Teodora - assemelhada a Semíramis (por causa de sua moral corrupta), junto com Marozia, a concubina do papa, "enchiam a cadeira do papa com suas imoralidades e seus filhos bastardos, e transformaram o palácio papal em um covil de ladrões" O reinado do papa Sérgio III começou o período conhecido como "o governo das prostitutas" (904-963).

O papa João X (914-928) originalmente tinha sido enviado para Ravanna corno arcebispo, mas Teodora fez com que ele retornasse a Roma e fosse designado para o oficio papal. De acordo com o bispo Liutprand de Cremona que escreveu uma historia uns cinquenta anos depois deste tempo, "Teodora apoiou a eleição de João a fim de encobrir com mais facilidade suas relações com ele." Seu reinado veio a ter um fim súbito quando Marozia o asfixiou ate a morte! Ela o queria fora do caminho, de modo que Leão VI (928-929) pudesse tornar-se papa. Seu reino foi curto, contudo, pois foi assassinado por Marozia quando ela soube que ele havia "dado seu coração a uma mulher mais depravada do que ela"! Não muito depois disto, o filho adolescente de Marozia - sob o nome de João XI - tornou-se papa. A The Catholic Encyclopedia diz, "Alguns, tomando Liutprand e o "Liber Pontificalis" ("Livro dos Pontífices" NT) como autoridade, afirmam que ela era filho natural de Sérgio III (um papa anterior). Através das intrigas de sua mãe, que reinava naquele tempo em Roma, ele foi elevado a Cadeira de Pedro". Mas, em discussão com alguns dos inimigos de sua mãe, ele foi vencido e foi colocado na prisão onde morreu por enven e n amen to.

Em 955 o neto de Marozia, com dezoito anos de idade, tornou-se papa com o nome de João XII. A The Catholic Encyclopedia descreve-o como um "homem ordinário e imoral, cuja vida foi tal que era chamado de cafajeste, e a corrupção moral em Roma tornou-se assunto do ódio geral... Em 6 de novembro um sínodo composto de cinquenta bispos italianos e alemães foi reunido na basílica de São Pedro; João foi acusado de sacrilégio, simonia, perjúrio, assassinato, adultério, e incesto, e pediram-lhe que fizesse uma defesa por escrito. Recusando-se a reconhecer o sínodo, João pronunciou sentença de excomunhão contra todos os participantes na assembleia, se eles elegessem em seu lugar outro papa... João XII vingou-se de maneira sangrenta dos lideres do partido de oposição. O cardeal-diácono João teve sua mão direita arrancada. O bispo Otgar de Speyer foi chicoteado. Um alto paladino oficial perdeu o nariz e as orelhas... João morreu em 14 de maio de 964, oito dias apos ter sido, de acordo com os boatos, paralizado por um ataque no ato de adultério" O notável bispo católico de Cremona, Luitprand, que viveu nesse tempo, escreveu: "Nenhuma mulher honesta ousava aparecer em publico, pois o papa João não tinha qualquer respeito fosse por mocas solteiras, mulheres casadas, ou viúvas - elas estavam certas de serem desonradas por ele, ate mesmo sobre as tumbas dos santos apóstolos, Pedro e Paulo" A coleção católica da vida dos papas, o "Liber Pontificalis", diz: "Ele gastou toda a sua vida no adultério."

O papa Bonifácio VII (984-985) manteve sua posição através de uma desonesta distribuição de dinheiro roubado. O bispo de Orleans referiu-se a ele (e também a João XII e a Leão VIII como "monstros da culpa, impregnados de sangue e impureza" e como "um anticristo sentado no templo de Deus" A The Catholic Encyclopedia diz que ele "pontificou sobre João XIV (Abril de 984), jogou-o nas masmorras de Sant' Angelo, onde o desgraçado homem morreu quatro meses depois... Por mais de um ano Roma suportou este monstro pisando sobre o sangue dos seus predecessores. Mas a vingança foi terrível. Apos sua morte súbita em julho de 985, devida com toda probabilidade a violência, o corpo de Bonifácio foi exposto aos insultos do populacho, arrastado pelas ruas da cidade e finalmente, despido e coberto de feridas, lançado sob a estatua de Marco Aurélio... Na manha seguinte clérigos compassivos removeram o cadáver e deram-lhe um sepultamento cristão".

Em seguida veio o Papa João XV (985-996) que distribuiu as finanças da igreja entre seus parentes e ganhou para si mesmo a reputação de ser "cobiçoso de lucro imundo e corrupto em todos os seus atos"

Benedito VIII (1012-1024) "comprou o oficio de papa subornando abertamente". O papa seguinte, João XIX também comprou o papado. Sendo um leigo, foi necessário para ele ser passado por todas as ordens clericais em um só dia! Depois disto, Benedito IX (1033-1045) foi feito papa quando ainda jovem, com 12 anos de idade (alguns relatos dizem 20) através de uma barganha de dinheiro com as poderosas famílias que dominavam Roma! Ele "cometeu assassinatos e adultérios a plena luz do dia. roubou peregrinos sobre as covas dos mártires, um criminoso medonho, o povo o lançou fora de Roma.'° A The Catholic Encyclopedia diz:"Ele foi uma desgraça para a Cadeira de Pedro" - "Simonia" - a compra e venda do oficio papal - tornou-se tao comum, e a corrupção tao pronunciada, que governantes seculares dominaram. O Rei Henrique III foi designado Clemente II (104h-1047) para o oficio de papa "porque nenhum clérigo romano podia ser encontrado que estivesse livre da poluição da simonia e da fornicação"!

Um certo numero de papas havia cometido assassinatos, mas Inocêncio III suplantou todos os seus predecessores no numero de crimes de morte. Embora não matasse pessoalmente, ele promoveu a coisa mais diabólica na historia humana - a Inquisição. Estimativas do numero de heréticos que Inocêncio (não tao inocentemente) havia matado chega ao numero de um milhão de pessoas! Por mais de quinhentos anos os papas usaram a inquisição para manter seu poder contra aqueles que não concordavam com os ensinamentos da igreja romanista.

Em conflitos com cardeais e reis, numerosas acusações foram trazidas contra o papa Bonifácio VIII (1294-1303). Diz a The Catholic Encyclopedia, "Dificilmente qualquer possível crime foi omitido - infidelidade,heresia, simonia, grosseira e inatural imoralidade, idolatria, magica, perda da Terra Santa, morte de Celestino V, etc.. Historiadores protestantes, geralmente, e até mesmo modernos escritores católicos...classificam-no entre os papas iníquos, como um ambicioso, homem arrogante e impiedoso, enganador e traiçoeiro, sendo todo o seu pontificado um registro de maldades." Não e necessário insistir que todas as acusações trazidas contra ele eram verdadeiras, mas nenhuma delas também pode ser dispensada. Durante seu reinado o poeta Dante visitou Roma e descreveu o Vaticano como um "esgoto de corrupção. " Ele destinou Bonifácio (ao lado dos papas Nicolau III e Clemente V) as "partes mais baixas do inferno"

Embora procurando enfatizar alguns aspectos bons de Bonifácio, "os historiadores católicos...admitem, contudo, a explosiva violência e ofensiva fraseologia de alguns dos seus documentos publicos''. Um exemplo desta "ofensiva fraseologia" seria sua declaracão que "gozar e deitar-se carnalmente com mulheres ou com meninos não e mais pecado do que esfregar as mãos". Em outras ocasiões, aparentemente naqueles momentos "explosivos" ele chamou Cristo de "hipócrita" e professou ser um ateu.

Ainda assim - e isto parece quase inacreditavél - foi este papa que em 1302 emitiu a bem conhecida "Unam Sanctum" que oficialmente declara que a Igreja Católica Romana e a única verdadeira igreja, fora da qual ninguém pode ser salvo, e diz: "Nós. portanto, afirmamos, definimos e pronunciamos que e necessário para a salvação acreditar que todo ser humano esta sujeito ao Pontífice de Roma" Porque tem havido papas pecaminosos, ser "sujeito" ao papa tem levantado questões. Deveria um papa pecaminoso ser obedecido? A resposta católica e esta: "Um papa pecaminoso... permanece membro da igreja (visível) e deve ser tratado como um dirigente pecaminoso, injusto, por quem devemos rezar, mas de quem não podemos retirar nossa obediência."

De 1305 a 1377 o palácio papal era em Avignon, Franca. Durante este tempo, Petrarca acusou a corte papal de "violentação, adultério, e todos os meios de fornicação." Em muitas paroquias os homens insistiam que os padres deveriam ter concubinas "como uma proteção para suas próprias famílias!"

Durante o Concilio de Constança, três papas, e algumas vezes quatro, estiveram la toda manha amaldiçoando uns aos outros e chamando seus oponentes anticristos, demônios, adúlteros, sodomitas, inimigos de Deus e dos homens. Um destes "papas", João XXIII (1410-1415) "foi acusado por trinta e sete testemunhas (na maioria bispos e padres) de fornicação, adultério, incesto, sodomia, simonia, roubo, e assassinato! Foi provado, por uma legião de testemunhas, que ele havia seduzido e violado trezentas freiras. Seu próprio secretario, Niem, disse que ele havia em Boulogne montado um harém, onde não menos de duzentas meninas tinha sido vitimas de sua lubricidade." Ao todo, o Concilio condenou-o por cinquenta e quatro crimes da pior especie.

Um registro do Vaticano oferece esta informação a respeito do seu reinado imoral: "Sua santidade, o Papa João, cometeu perversidade com a esposa do seu irmão, incesto com santas freiras, relações sexuais com virgens, adultério com as casadas, e todos os tipos de crimes sexuais... totalmente devotado ao sono e outros desejos carnais, totalmente adverso a vida e ensino de Cristo... ele era chamado publicamente de o Diabo encarnado"'9 Para aumentar sua fortuna, o papa João colocou impostos sobre quase tudo - incluindo prostituição, o jogo e a usura. Ele tem sido chamado de "o mais depravado criminoso que jamais sentou-se no trono papal"

O papa Pio II (1458-1464) era considerado pai de muitos filhos ilegítimos. Ele "falava abertamente dos métodos que usava para seduzir mulheres, encorajava os jovens a fazer o mesmo e ate mesmo oferecia-se para instrui-los em métodos de auto-indulgência" 23 Pio foi seguido por Paulo 11 (1464-1471) que mantinha uma casa cheia de concubinas. Sua tiara papal valia mais do que o preço de um palácio. Em seguida veio o papa Sixto IV (1471-1484) que financiava suas guerras vendendo oficios eclesiásticos a quem pagasse mais e "usava o papado para enriquecer a si mesmo e aos seus parentes. Ele fez oito dos seus sobrinhos se tornarem cardeais, enquanto alguns deles eram simples crianças. Em luxuria e entretenimento mundano, rivalizou os Cesares. Em riqueza e pompa ele e seus parentes sobrepujavam as antigas famílias romanas."

O papa Inocêncio VIII (1484-1492) foi pai de dezesseis filhos com varias mulheres. Alguns dos seus filhos celebraram seus casamentos no Vaticano. A The Catholic Encyclopedia menciona apenas "dois filhos ilegítimos, Franceschetto e Teodorina" dos dias de "uma juventude licenciosa." Como numerosos outros papas, ele multiplicou os oficios eclesiasticos e vendeu-os por vastas somas de dinheiro. Ele permitiu touradas na praça de São Pedro.

Em seguida veio Rodrigo Borgia que tomou o nome de Alexandre VI (1492-1503), tendo ganho sua eleição para o papado subornando os cardeais. Antes de tornar-se papa, enquanto cardeal e arcebispo, ele viveu em pecado com uma senhora de Roma, Vanozza dei Catanei; e posteriormente, com a filha dela, Rosa, com quem teve cinco filhos. No dia de sua coroação, ele designou seu filho - um jovem de temperamento vil e péssimos hábitos - como arcebispo de Valência. Muitos consideram Alexandre VI o mais corrupto dos papas da Renascença. Ele viveu em incesto publico com suas duas irmas e com sua própria filha, Lucrécia, de quem se diz que teve um filho. Em 31 de outubro de 1501, ele promoveu uma orgia de sexo no vaticano, que n30 teve igual em terrível horror nos anais da historia humana.

De acordo com a revista Life, o Papa Paulo III (1534-1549) como cardeal foi pai de três filhos e uma filha. No dia de sua condecoração celebrou o batismo de seus dois bisnetos. Ele designou dois dos seus sobrinhos adolescentes para serem cardeais, patrocolou festivais com cantores, dançarinos, e saltimbancos, e buscou conselho de astrólogos.

O Papa Leão X (1513-1521) nasceu em 11 de dezembro de 1475.

Recebeu a tonsura a idade de 7 anos, foi feito abade aos 8, e cardeal aos 13! A ilustração dada acima mostra a Bula do Papa Leão X. De um lado do selo de lacre aparecem os apóstolos Pedro e Paulo, do outro, o nome do papa e o título. A palavra "bula" (de uma palavra latina ligada com fusão de letras) foi aplicada pela primeira vez nos selos que autenticavam documentos papais e mais tarde também nos documentos.

A The Catholic Encyclopedia diz que o papa Leão X "entregou-se sem restrições aos divertimentos que eram fornecidos com pródiga abundancia. Ele foi possuído por um amor lnsaciavél ao prazer...Gostava de dar banquetes e divertimentos caros, acompanhados por orgia e bebedeira.

Durante aqueles dias de Martinho Lutero, enquanto ainda era um padre da igreja papal, viajou para Roma. Quando visualizou pela primeira vez a cidade das sete colinas, caiu ao chão e disse: "Santa Roma, eu te saúdo" Não passou porem muito tempo la, pois descobriu que Roma era tudo menos uma cidade santa. A iniquidade existia entre todas as classes do clero. Padres contavam piadas indecentes e usavam horrível profanidade, ate mesmo durante a missa. A corte papal era servida ao jantar por doze garotas nuas.~ "Ninguém pode imaginar que pecados e acoes infames são cometidas em Roma,' ele disse, "eles tem que ser vistos para serem acreditados. Assim sendo eles estão no habito de dizer, "se existe um inferno, Roma esta construída por cima dele."

Certo dia. durante a visita de Lutero a Roma, ele observou uma estatua em uma das ruas publicas que conduziam a catedral de São Pedro - a estatua de uma papisa. Uma vez que era objeto de desgostoso para os papas, nenhum papa jamais passava por aquela rua. "Estou atônito", disse Lutero, "como os papas permitem que a estatua permaneça" Quarenta anos apos a morte de Lutero, a estatua foi removida pelo papa Sixto V.

Embora a The Catholic Encyclopedia olhe a historia da papisa Joana como mera lenda, ela da o seguinte resumo: "Depois que Leão IV (847-855) o João inglês de Mainz ocupou o trono papal por dois anos, sete meses e quatro dias, ele era, como e alegado, uma mulher. Quando moça foi levada para Atenas com roupas de rapaz pelo seu amante, e ela aprendeu tao rápido que ninguém lhe igualava. Veio para Roma, onde aprendeu ciência e dai atraiu a atenção de homens estudados... sendo finalmente escolhida como papa, mas, ficando gravida de um dos seus atendentes de confiança, ela deu a luz durante uma procissão de São Pedro para o Lateran... Ali morreu quase instantaneamente, e diz-se que foi sepultada no mesmo lugar".

Houve realmente um papa femea? Antes da Reforma que expôs tanto erro na igreja romanista, a história era crida pelos cronistas, bispos, e pelos próprios papas. A The Catholic Encyclopedia diz, "Nos séculos catorze e quinze esta papisa já era contada como personagem histórico, de cuja existência ninguém duvidava. Ela teve seu lugar entre os bustos talhados que ficavam na catedral de Siena. Sob Clemente VII (1592-1595), e a seu pedido, ela foi transformada no Papa Zacarias. O herético Hus, em defesa de sua falsa doutrina diante do Concilio de Constança, referiu-se a papisa, e ninguém ofereceu-se para questionar o fato de sua existência." Alguns tem questionado como o papa Clemente pode fazer uma papisa chamada Joana "transformar-se" em um papa macho, chamado Zacarias, séculos após ela ter morrido!

Tendo mencionado a grosseira imoralidade que existia nas vidas de alguns dos papas, não desejamos deixar a impressão que todos os papas foram tao maus quanto os que mencionamos. Mas acreditamos que esta evidencia enfraquece seriamente a doutrina da "sucessão apostólica", o reclamo que a Igreja Católica Romana e a única verdadeira igreja porque pode traçar uma linha de papas ate chegar a Pedro. Esta e realmente uma questão importante?

Se e assim, cada um destes papas até mesmo aqueles que foram conhecidos como imorais e cruéis, devem ser incluídos. Existe ate mesmo a possibilidade de uma papisa femea fazer a sucessão completa! Mas, a salvação não depende de traçar uma linha de papas ate Pedro - ou mesmo de um sistema de religião dizendo que representa Cristo. A salvação e encontrada em Cristo, Nele mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...