Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de maio de 2012

CRISTIANISMO, JUDAÍSMO MESSIÂNICO E JUDAÍSMO NAZARENO – PARTE II


Por Sha’ul Bentsion(Baseado parcialmente em estudo do Rav. Moshe Koniuchowsky) 



11 – PAULO 

- O Judaísmo Messiânico rejeita a falsa premissa de que Rav. Sha’ul (Paulo) teria falado contrao cumprimento das mitsvot (mandamentos) da Torá. Alguns grupos crêem que Rav. Sha’ul(Paulo) falou apenas contra o “forçar um gentio” a cumprir a Torá, demonstrando ao pcionalidade da mesma para os não-judeus. Outros grupos crêem que Rav. Sha’ul (Paulo)falou contra o legalismo rabínico, e não contra a Torá, e que Rav. Sha’ul (Paulo) não era contraos “gentios cumprirem a Torá”, muito pelo contrário. Ambos reconhecem que Rav. Sha’ul(Paulo) viveu uma vida reta, como um judeu zeloso e cumpridor da Torá, e que Rav. Sha’ul(Paulo) jamais falou contra a Torá, mas sim contra o mau uso da mesma. 

- O Cristianismo vê na teologia paulina uma exaltação da graça acima da lei. O Cristianismo normalmente crê que não estamos mais na “dispensação da lei”, mas sim na “dispensação da graça”. Normalmente passagens do Tanach (Primeiro Testamento) que mostram que sempreestivemos na graça, e que a Torá é eterna costumam ser minimizadas. Curiosamente, o Cristianismo não vê problemas na sua interpretação de Rav. Sha’ul (Paulo) contradizer revelação anterior, pois há uma ênfase maior na revelação do “Novo” Testamento do que na do“Velho” Testamento. 

- O Judaísmo Nazareno também rejeita a falsa premissa de que Rav. Sha’ul (Paulo) tenhafalado contra a Torá. O Judaísmo Nazareno mantém que as “leis” condenadas pelas Escrituras como sendo um jugo pesado são, segundo a própria definição de Yeshua, leis rabínicas, e nãoleis da Torá. O Judaísmo Nazareno mantém então posição semelhante ao Judaísmo Messiânico de que o problema estava no legalismo rabínico, e não nas leis de D-us. O Judaísmo Nazareno mantém ainda que existem versículos suficientes em todas as Escrituras que demonstram que quem ama a D-us deve, por amor, guardar a Torá, a medida em que vai aprendendo da mesma. 


12 – TRADIÇÕES JUDAICAS 

- O Judaísmo Messiânico enfatiza bastante a questão das tradições judaicas, e procura segui-las ao máximo. O Judaísmo Messiânico reconhece a grande importância das tradições na cultura e identidade dos judeus. Contudo, em alguns grupos, a cultura judaica é enfatizada acima da Torá. Em certos casos, mesmo quando a tradição de nossos pais, por decisões rabínicas, fere a Torá, as tradições são seguidas acima da Torá. Um exemplo disto é o uso dos fios puramente brancos nos tsitsiyot (as franjas do talit), quando a Torá determina que um dos fios seja azul. Frequentemente, a chamada “Torá Oral”, que o próprio Judaísmo Messiânico reconhece não existir, é usada como desculpa para esta atitude. 

- O Cristianismo mais tradicional não tem muito interesse, a não ser por talvez um pouco decuriosidade, nas tradições judaicas. O problema principal é quando o Cristianismo confunde atradição judaica com a Torá. Uma coisa é a imposição de uma cultura, o que é errado à luz dasEscrituras. Outra coisa é pregar a obediência aos preceitos bíblicos da Torá. Quem prega aTorá, que nada mais é do que Bíblia pura e simples, é frequentemente chamado de“judaizante”. 

- O Judaísmo Nazareno também reconhece o valor e a importância da cultura judaica, até mesmo no entendimento de certas passagens bíblicas. Contudo, o Judaísmo Nazareno enfatiza a observância da Torá acima de qualquer tradição. Se alguma tradição minimiza ou viola a Torá, então para o Judaísmo Nazareno prevalece a observância da Torá. O Judaísmo Nazareno também reconhece que ninguém é obrigado a cumprir as mitsvot (mandamentos) daTorá da “forma judaica”, desde que os mandamentos sejam cumpridos. Valorizamos e procuramos por uma questão cultural sempre que possível manter a identidade judaica e aforma tradicional de cumprir as mitsvot (mandamentos), e ainda procuramos manter a cultura judaica mesmo quando não há mitsvá (mandamento) envolvido. Contudo reconhecemos que aúnica coisa que tem autoridade sobre nós em termos de prática são as mitsvot (leis) de D-us. Acultura é um elemento importante, mas opcional. 


13 – AS DEZ TRIBOS 

- O Judaísmo Messiânico possui visões bem variáveis a respeito deste assunto. A maiorianormalmente crê que as dez tribos deixaram de existir como nação identificável e que os indivíduos que mantiveram sua identidade foram absorvidos por Yehudá (Judá). A maioriaportanto crê que os judeus da atualidade são a nação visível, reunida e reconstituída de Israel, produto do reajuntamento de todas as 12 tribos. Estas 12 tribos da atualidade são conhecidos apenas como ‘judeus’, e portanto não haveria necessidade de um novo reajuntamento da Casa de Israel. Alguns grupos messiânicos contudo vêem o reajuntamento das 10 tribos de Israel como um evento futuro, que ocorrerá na segunda vinda do Messias. 

- O Cristianismo tende a minimizar a questão, pois não há muito enfoque no “Israel físico”. As promessas do “Israel físico” teriam passado para o “Israel espiritual”. Dentre os que crêem quehá promessas para o “Israel físico”, a maioria também vê o retorno ao Estado de Israel como sendo o cumprimento desta profecia. 

- O Judaísmo Nazareno crê que a nação de Israel ainda não foi totalmente restaurada. Ambas as casas encontram-se ainda em estado de cegueira espiritual, até a consumação dos tempos. Yehudá (Judá) continua fundamentalmente (e propositadamente) cego com relação ao Messias Yeshua, até que o tempo de Efraim possa se completar. Esta cegueira foi a forma que D-us encontrou para restaurar Efraim. Já Efraim continua, como dizem as Escrituras, amando o paganismo. Mesmo tendo sido salvos no Messias Yeshua, a grande maioria de Efraim ainda se encontra imersa no paganismo romano. O Judaísmo Nazareno crê que tanto a restauração de Yehudá (Judá) quanto a de Efraim está se dando aos poucos. A restauração de Yehudá (Judá)está se dando à medida que os judeus começam a reconhecer em Yeshua o Messiasprometido. A restauração de Efraim (a chamada “plenitude dos gentios” – promessa dada a Efraim pelo patriarca Ya’akov/Jacó) está ocorrendo a partir do momento em que Yeshua temfeito as boas novas da restauração se propagarem pelas nações em busca das ovelhas perdidas da Casa de Israel. O Judaísmo Nazareno não crê que as 10 tribos estejam totalmente perdidas, mas apenas “escondidas” entre as nações, mas sendo restauradas no Messias. 


14 – O TABERNÁCULO DE DAVID 

- O Judaísmo Messiânico crê que o Tabernáculo de David se refere apenas à Casa de Yehudá(Judá), isto é, ao povo judeu. Portanto para trazer a reconciliação bíblica nestes últimos dias,deve ser feito um esforço para reconciliar os judeus com a “Igreja”, trazendo a “Igreja” de volta às suas “raízes judaicas”. O Judaísmo Messiânico é muito ativo na restauração destes dois“corpos” de D-us, praticamente admitindo ou que a teologia da substituição está correta, ou que existam “duas noivas” do Messias. 

- O Cristianismo crê que a restauração do Tabernáculo de David se deu com a “restauração da fé” através da criação da “Igreja”, que seria o “Israel Espiritual”. O cumprimento profético da restauração do Tabernáculo de David seria apenas no âmbito espiritual. Para dar sentido à sua teologia, é muito comum no Cristianismo a “espiritualização” de muitas promessas que se refiram a Israel. 

- O Judaísmo Nazareno crê que histórica e biblicamente o Tabernáculo de David sempre foidefinido como sendo Israel, e que portanto uma restauração do Tabernáculo de David seria uma restauração do povo de Israel tal qual ele era no tempo durante o qual David reinou e,consequentemente, estabeleceu o seu Tabernáculo. Naqueles tempos, o povo de Israel era um. Quando houve a separação do Reino do Norte (Israel/Efraim) e do Sul (Yehudá), D-us prometeu que o povo um dia seria restaurado. O Judaísmo Nazareno é muito ativo no sentido de promover a restauração, através do Messias Yeshua, deste relacionamento atualmente ferido entre as duas Casas de Israel, que culminará profeticamente na restauração do Reino de Israel. O Judaísmo Nazareno crê que a restauração na irmandade de Israel é bíblica e crê queo conceito cristão de que exista uma “Igreja” distinta de Israel, ou conhecida como “Israel Espiritual”, como sendo demoníaco, anti-bíblico e fictício. O Judaísmo Nazareno também rejeita a noção de que os judeus teriam status especial no Reino de Israel restaurado, pois não há base bíblica para distinção entre israelitas. 


15 – CONVERSÕES AO JUDAÍSMO 

- O Judáismo Messiânico crê que a única forma de uma pessoa se tornar parte de Israel éatravés de uma conversão ao Judaísmo. O pior disto tudo é que muitos grupos sequer possuem “ritual de conversão”, forçando os que desejam se juntar a Israel a se submeterem a uma conversão tradicional (ortodoxa ou reformista). Alguns grupos aceitam “conversões messiânicas”, outros somente “conversões tradicionais”, outros ainda apenas “conversões ortodoxas”. Infelizmente, esta crença e prática estão arraigadas na falsa premissa de que apenas o povo judeu é Israel, e que consequentemente não há israelita que não seja judeu.Esta crença e prática também, além de frontalmente contrária às Escrituras, é arrogante e exclusivista, e só faz fomentar a criação de classes no Reino. 

- Se o Cristianismo por um lado possui a vantagem de não fazer distinção de classes, por outro exige um tipo de conversão que fatalmente significa para o judeu ter que abandonar totalmente suas tradições e também trocar a Torá por uma fé anti-nomiana. Chega-se muitas vezes adizer que a pessoa deixou de ser judeu para se tornar cristão. A prática da violação da Torá muitas vezes é até incentivada para que o judeu prove que “se converteu de coração”. Tal prática conversória é um verdadeiro holocausto espiritual. 

- O Judaísmo Nazareno entende que algumas pessoas optem por fazer o processo de conversão, desde que não neguem a Yeshua, apenas para que sejam reconhecidos pelacomunidade judaica tradicional, ou para que tenham direito a fazer aliá (irem morar em Israel).Contudo, o Judaísmo Nazareno rejeita completamente a noção de que uma conversão é necessária para que a pessoa se torne parte de Israel. O Judaísmo Nazareno reconhece que aqueles que se aproximam de Yeshua são, em sua maioria, efraimitas que estão tendo suas raízes restauradas, ou, embora em menor escala, pessoas que desejam se unir a Israel. As Escrituras não dão base para nenhum ritual de conversão para adoção como parte de Israel, além da conversão ao D-us de Israel. A idéia de conversão não só é uma invenção humanaarrogante, discriminatória e que diminui a importância da graça de D-us, como ainda, na melhor das hipóteses, representa uma “mudança de lado” dentro de uma mesma família. Ou seja, não faz o menor sentido espiritualmente falando, nem torna a pessoa mais ou menos israelita aos olhos de D-us. 


16 - KASHRUT 

- O Judaísmo Messiânico de um modo geral costuma seguir a kashrut (leis alimentares)puramente bíblica, tal qual o evitar porco e camarão. Alguns segmentos, embora minoritários, seguem a halachá rabínica e separam carne do leite. Este segmento contudo é minoria no Judaísmo Messiânico. 

- O Cristianismo tradicional crê que Yeshua anulou as leis da kashrut, e que portanto D-us nãose importaria com a nossa alimentação. 

- O Judaísmo Nazareno também costuma seguir a kashrut (leis alimentares) puramente bíblica. Alguns grupos optam por seguir a halachá rabínica de separação de carne e leite apenas por uma questão de convivência com a comunidade judaica local. Porém o Judaísmo Nazareno tem como bem claro que a única coisa que tem verdadeira autoridade no assunto são asmitsvot (mandamentos) de D-us. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...